domingo, 26 de novembro de 2023

DESENVOLVIMENTO - AGAR





 Se o desenvolvimento de faculdades psíquicas é o seu objetivo, no trabalho espiritual, procure a bênção do conhecimento, através do estudo necessário, mas não perca de vista o esforço que lhe compete.

Antes de ser médium dos fenômenos comuns, não olvide que todo aquele que dá de si mesmo a mais singela colaboração à obra do bem é instrumento de Jesus no aperfeiçoamento do mundo. Não acredite que a morte do corpo exonere alguém dos impositivos da autoeducação.

Ninguém nos substituirá na esfera do próprio dever.

O milagre é sempre o coroamento do mérito, mas nunca derrogação das leis naturais que funcionam igualmente para todos.

O sábio começa nas letras humildes do alfabeto.

Inicia-se o gênio musical nas notas minúsculas do pentagrama.

Como admitir qualidades primorosas, a se improvisarem dum dia para o outro?

Se você aspira a maior amplitude das foças mediúnicas, estenda-as no serviço aos semelhantes.

Os benfeitores do Alto não dispõem de tempo para provocar a colaboração alheia, entretanto, jamais abandonam aqueles que oferecem a migalha da boa vontade.

Ajude e esclareça, fraternalmente, melhorando a sua posição na simpatia dos outros. Agradecimento e cooperação representam duas forças decisivas no êxito, contudo, somente o amor desinteressado consegue cultivá-las.

Distribua auxilio e bondade sem medida, para que o suprimento divino lhe atenda à capacidade de servir, enriquecendo lhe os recursos.

Se pretende, em suma, ser alguém com o Cristo, não lhe despreze os avisos sublimes.

Em verdade, nossos olhos ainda não suportam o brilho ofuscante da Ressurreição, todavia, com o amparo do Céu, já podemos comtemplar o chão que pisamos, de modo a seguir os passos do Mestre, reconhecendo as nossas necessidades e amor e sacrifício, renúncia, no calvário purificador.

AGAR

Francisco Cândico Xavier - Livro "Nosso Livro"

 


Templo Vivo

É uma felicidade encontrar o reduto dos trabalhadores operantes do Espiritismo. Que dizer duma comunidade de abelhas consagradas a perene descanso na colmeia? De árvores que florescem verdejantes, mas sem frutos? De fontes abertas, todavia sem água que traduza socorro ativo aos sedentos? Não suponham que nós, os desencarnados, estejamos repousando em calmaria destruidora. O nosso esforço é ingente, o trabalho é incessante. Temos, também, em todas as direções de nossa luta, os centros espirituais de serviço aos semelhantes. Nossos agrupamentos, contudo, não se restringem aos incensos de adoração, e sim, se estendem a tarefas eficientes e seguras, nas quais, qual acontece num conjunto musical, cada companheiro é um instrumento adequado à harmonia do todo e cada coração é ferramenta bendita para que a vontade de Jesus se manifeste. Aqui temos, pois, uma demonstração dos templos de fé viva no futuro mundo(*). Cada crente é colaborador vivo da obra do Mestre Divino. Este usa a palavra para edificação coletiva, outro emprega as mãos fraternas no auxílio curativo, enquanto outros se utilizam de forças benéficas e salutares para a transmissão dos valores espirituais de planos mais altos. Trabalhemos assim, meus amigos, conscientes de que o Espiritismo Cristão é processo renovado com Jesus, escola para ensinar, casa de produção incessante do bem e sementeira viva de bênçãos e luzes, em que todos nós, individualmente, podemos contribuir com a nossa parte na construção do Reino de Deus na Terra. O povir acena-nos a frete, induzindo-nos para o Alto. A fé sem obras congela o pensamento e determina a anestesia temporária do espírito. O serviço é alma de nossas organizações que se dirigem para o mundo regenerado, com vistas à vida eterna. Jesus é o Senhor da Verdade e do Bem, é Príncipe da Paz e o Salvador dos Homens. Entretanto, é também o Trabalhador Divino de pá nas mãos, limpando a eira do mudo. E se não sabemos, ainda, dentro de nossa insignificância, ligarmos ao Supremo Orientador do Planeta, através da Verdade que ainda não conquistamos inteiramente, do Bem que ainda não sabemos praticar com a perfeição desejada e da Paz que ainda não sabemos preservar em nós mesmos, busquemo-lo por intermédio do trabalho no bem, porque o serviço é o caminho aberto a todas as criaturas, desde o verme ate o anjo, na direção de Deus.

(*) A entidade comunicante se refere à reunião, em que todos os companheiros trabalham ativamente em conjunto na exposição da palavra evangélica e no exercício dos dons mediúnicos.

 AGAR

 Francisco Cândido Xavier - Livro "Nosso Livro"

Comece Hoje Mesmo

 

Inicie o abençoado serviço da oração, hoje mesmo, e amanhã, provavelmente, você começará a rejubilar-se na colheita de luz.


Meu amigo, se a dor lhe date à porta, lembre-se dos benefícios de que é portador e não desfaleça.

A Bondade Divina não articula acontecimentos para o mal. 

A ferida que dilacera ou o desgosto que perturba, temporariamente, costuma encerrar incalculáveis recursos de elevação.

Tenha paciência e não esmoreça no bem.

Se a desorientação lhe entrava os passos, use a prece.

A oração realiza milagres.

Se possível reúna aqueles que você ama, dentro da mesma vibração de confiança no culto ao Pai Celestial.

Se está doente e desalentado, peça a bênção do Senhor para o copo de água fria que lhe atende à sede, porque da Fonte Divina fluem substâncias de paz e restauração para quantos lhe pedem socorro ao sublime poder.

Se você permanece em desespero, não permita que a sua desventura culmine à suprema revolta..

Espere mais tempo, antes de qualquer resolução inapelável e injusta.

Amanhã, o dia renascerá transformado.

As circunstâncias se modificam, de minuto a minuto, e os reveses de agora serão alegrias no porvir.

Teça, com serenidade, a sua auréola de ventura porvindoura, aproveitando os ensinamentos que a dor lhe trouxe ao coração.

Não tema as dificuldades e prossiga com Jesus para a frente, e, na própria luta, encontrará infinitos motivos de reconforto e beleza, bom ânimo e paz.

Inicie o abençoado serviço da oração, hoje mesmo, e amanhã, provavelmente, você começará a rejubilar-se na colheita de luz.

AGAR

Francisco Cândido Xavier - Livro "Nosso Livro"


Se Você Ajudar

 

Ampare a você mesmo, auxiliando aos outros.


Se você ajudar, tudo o que parece ruína e fracasso surgirá amanhã renovado em dons de renascimento e vitória.

A permanência na Terra é curso de melhoria.

Entretanto, como atingir o divino objeto, se você cristaliza o potencial da simpatia e da boa vontade, na expectativa inoperante em torno do gesto de seu irmão? Como alcançar a alegria se nos confiamos à tristeza, animar a outrem, se nos rendemos às sugestões do desalento e levantar a fé no coração do próximo, se estimamos a posição horizontal da preguiça interior na incerteza?

Se você ajudar, porém, o mau se fará melhor e o bom se revelará excelente; as mãos enrijecidas na avareza abrir-se-ão ao seu toque de bondade e o coração endurecido descerrar-se-á, de novo, à luz, diante de sua manifestação de assistência espontânea.

A gentiliza é filha dileta da renúncia e guarda consigo o dom de tudo transformar, em favor do infinito bem.

Não se mantenha sob o frio do desânimo ou sob a tempestade ou sob a tempestade do desespero.

Venha para o clima da cooperação e da solidariedade e use a chave milagrosa do sorriso de entendimento, que auxilia para a felicidade alheia.

Ampare a você mesmo, auxiliando aos outros.Você não deve exigir o socorro do mundo, quando a verdade é que o mundo nos tem dado quanto pode e hoje espera confiante o socorro nosso.

Creia, pois, no poder do serviço e da bondade e convença-se de que tudo se converterá hoje em alegrias e bênçãos para seu caminho se você ajudar.

 

ANDRÉ LUIZ

Francisco Cândido Xavier - Livro "Nosso Livro"

 


ANTE O DIVÓRCIO - EMMANUEL

 Equilíbrio e respeito mútuo são as bases do trabalho de quantos se  propõem garantir a felicidade conjulgal, de vez que, repitamos, o lar ...