domingo, 19 de maio de 2019

O AUTOAMOR


Talvez tenha sido o Espírito Joanna de Ângelis a primeira a utilizar essa expressão para os encarnados.

Sempre ouvimos falar em “amor ao próximo com a nós mesmos”, todavia não nos tinham explicado como amarmos a nós mesmos. Aliás, muitos combatiam a ideia do amor a si mesmos confundindo-a com o defeito moral do egoísmo.

O autoamor significa esforço de auto aperfeiçoamento intelecto-moral e é pré-requisito para o amor ao próximo, porque, sem nos aperfeiçoarmos, sequer teremos ideia realmente melhor do que é necessário fazer em benefício dos outros.
Michel de Montaigne, quando encarnado, escreveu seu livro “Ensaios”, propondo o autoconhecimento, por entender que teria de conhecer primeiro a si próprio para poder ser mais útil aos irmãos e irmãs em humanidade.
Auto amar-se é aprofundar a sonda do conhecimento sobre todas as ciências que digam respeito ao ser humano em geral e a nós próprios em particular.

Em uma única encarnação não conseguiremos chegar ao máximo do autoconhecimento, mas compete-nos iniciar essa viagem maravilhosa.

Lembremos, por exemplo, o Espírito Laura, referido por André Luiz, que, no mundo espiritual, estava lendo sua autobiografia referente a duas encarnações anteriores, com vistas à programação da encarnação que encetaria brevemente: trata-se do autoconhecimento. Por aí se vê que autoconhecer-se é uma tarefa muito mais ampla do que imaginamos.

No livro “Memórias de um Suicida”, do Espírito Camilo Castelo Branco, psicografado por Yvonne de Amaral Pereira. Também se vê o trabalho de autoconhecimento, quando alguns Espíritos mais intelectualizados são levados a recordar encarnações muito antigas, algumas até a época em que Jesus esteve encarnado no Planeta.

Para nós, no geral, basta revermos nossa realidade atual, desta encarnação, que já teremos realizado um grande progresso no autoconhecimento, pois, como diz o ditado, “pelo sentido contrário, que também se conhece o anão espiritual que ainda somos”...

Luiz Guilherme Marques
Livro Autoamor – A Procura da Perfeição Relativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTE O DIVÓRCIO - EMMANUEL

 Equilíbrio e respeito mútuo são as bases do trabalho de quantos se  propõem garantir a felicidade conjulgal, de vez que, repitamos, o lar ...