quinta-feira, 18 de março de 2021

Texto 1 do livro Tão Te Ching (Tradução e Comentários de Laércio Fonseca)



 TEXTO 1

Qualquer imagem que você possa conceber do Criador, não representa a sua verdadeira realidade. Qualquer nome ou forma que você lhe atribuir, certamente não indicará seu verdadeiro nome ou forma. No imanifesto e no inominável está a origem do céu e da terra. Todas as coisas a que podemos dar nomes têm sua origem no imanifesto. Somente através de nossa existência poderemos contemplar o imanifesto. Só compreenderemos a essência do Criador quando nos tornarmos um com ele. Esse, sem dúvida, é o grande mistério. Conhecê-lo realmente é o cerne da sabedoria suprema.

Comentários de Laércio Fonseca

Neste primeiro texto, Lao Tzu discursa sobre a natureza do criador de todas as coisas. Aquele que, aqui no ocidente, chamamos de Deus. No entanto, diferente do conceito ocidental de divindade, o taoismo, em sua raiz, não concebe nenhum modelo do divino. Quando Lao Tzu se refere ao Criador como o imanifesto, o inominável mostra que o homem é um grande ignorante quanto à verdadeira natureza de Deus. O próprio filósofo também se vê nesse dilema e, inteligentemente, procura não elaborar nenhuma ideia de divindade. Ele acredita que, no atual estado de consciência em que a humanidade se encontra qualquer forma, modelo ou imagem que se tenha, certamente estará errada. Sendo assim, nem mesmo um nome pode ser dado ao supremo, pois nomeá-lo significa rotulá-lo e limitá-lo a conceitos humanos primitivos. Dessa maneira, no taoismo clássico e original, não existe nenhum deus falando com sacerdotes e profetas, ditando regras e leis divinas a serem seguidas pelos homens. A compreensão desse deus e de todos os mistérios da natureza só pode ser seguida pelos homens. A compreensão desse deus e de todos os mistérios da natureza só pode ser alcançada através do Tão. O fluxo natural da vida e de todas as coisas.

Portanto, a base do pensamento taoista consiste em não criar modelos do divino dessa ou daquela forma. Sua verdadeira compreensão ocorrerá somente com iluminação individual.

Extraído do livro Tão Te Ching (Tradução e Comentários de Laércio Fonseca)


 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTE O DIVÓRCIO - EMMANUEL

 Equilíbrio e respeito mútuo são as bases do trabalho de quantos se  propõem garantir a felicidade conjulgal, de vez que, repitamos, o lar ...