Observe como vai indo a sua voz, porque a voz é dos instru-
mentos mais importantes na vida de cada um. A voz de cada
pessoa está carregada pelo magnetismo dos seus próprios sentimentos.
Fale em tonalidade não tão alta que assuste e nem tão baixa
que crie dificuldade a quem ouça.
Sempre aconselhável repetir com paciência o que já foi dito
para o interlocutor, quando necessário, sem alterar o tom de voz, entendendo-se que nem todas as pessoas trazem audição impecável.
A quem não disponha de facilidades para ouvir, nunca dizer
frases como estas: "Você está surdo?", "Você quer que eu grite?", "Quantas vezes quer você que eu fale?" ou "Já cansei de repetir isso".
A voz descontrolada pela cólera, no fundo, é uma agressão e
a agressão jamais convence. Converse com serenidade e respeito, colocando-se no lugar da pessoa que ouve, e educará suas manifestações verbais com mais segurança e proveito.
Em qualquer telefonema recorde que no outro lado do fio está alguém que precisa de sua calma, a fim de manter a própria tranquilidade.
André Luiz
Livro Sinal Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário